Museu de Arte Sacra de São Paulo

                 O Museu de Arte Sacra de São Paulo é um fruto do Governo de São Paulo junto a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação datada em 29 de junho de 1970. O MAS passou a ocupar a ala térrea esquerda do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão onde está exposto o acervo e seu presépio. A parte mais antiga do museu foi construída e organizada pelo Frei Antônio de Santana Galvão para abrigo de concepcionistas, a qual é mantida e preservada até hoje.

            A Organização que colaborava com a gestão do museu era a Sociedade Amigos do Museu de Arte Sacra de São Paulo, cujo denominação, em razão de Decreto Federal, foi alterada para Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo – SAMAS, e transformada em Organização Social de Cultura, com a nova denominação, a partir de 2010, faz a gestão do museu, como OS.

            O MAS, Museu de Arte Sacra de São Paulo, é um dos principais equipamentos da Secretaria de Cultura e Educação do Estado de São Paulo, possui uma das coleções mais importantes do gênero no Brasil. Carregando a retração da história do país durante o processo de colonização da América do Sul no século XVI, a arte sacra ultrapassa o conceito do belo e torna-se essencial para o conhecimento generalizado sobre as origens brasileiras.

            Com um acervo composto por mais de 18 mil peças, dentre artistas desconhecidos e renomados como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Benedito Calixto de Jesus e diversos outros. O Museu de Arte Sacra de São Paulo possui a segunda maior coleção de lampadários do mundo, atrás da coleção do Vaticano, Coleção de relicários e sacrários, a coleção de numismática, que em sua composição agregam cerca de 9 mil peças, incluindo moedas do período colonial e medalhas pontifícias.

            O Museu de Arte Sacra possui uma riqueza cênica, cultural, histórica e religiosa, um lugar propicio para visitação em família, para os devotos e todos àqueles com interesses visuais e históricos. O peso que carrega com seus acervos religiosos remetem aos visitantes a conexão com nosso passado, contextualização do presente e idealização do futuro. Tudo o que foi feito, criado e é exposto no museu retrata a história do país de forma bela e conservada, possibilitando uma visitação grandiosa tanto intelectual, espiritual e visual. O MAS é um dos grandes marcos da cidade de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOSTEIRO DA LUZ: um dos mais antigos e conservados edifícios coloniais de São Paulo.